Anúncio provido pelo BuscaPé

Humanismo

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.

Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XIV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural.

A tecnologia começava a se aflorar nos campos da matemática, física, medicina. Nomes como Galileu, Paracelso, Gutenberg, dentre outros, começavam a se despontar, em razão das descobertas feitas por eles.

Galileu Galilei comprova a teoria heliocêntrica que dizia ser o Sol o centro do sistema planetário, defendida anteriormente por Nicolau Copérnico, além de inventar o telescópio. Paracelso explora as drogas medicinais e seu uso, enquanto Gutenberg descobre um novo meio de reproduzir livros.

Além disso, a filosofia se desponta como uma atividade intelectual renovada no interesse pelos autores da Antiguidade clássica: Aristótoles, Virgílio, Cícero e Horácio. Por este resgate da Idade Média, este período também é chamado de Classicismo.

A burguesia e a nobreza, classes sociais que despontam no final da Idade Média, passam a dividir o poderio com a Igreja.

É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas.

Na Literatura, desponta-se: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro), Bocaccio (Decameron), Homero (Ilíada e Odisséia), Virgílio (Eneida), Miguel de Cervantes (Dom Quixote de la Mancha) e William Shakespeare com suas várias peças teatrais (Romeu e Julieta, Sonho de uma noite verão, Hamlet, Rei Lear, e etc.).

Podemos denominar Humanismo como idéia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de interesse e, portanto, em torno do qual tudo acontece.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

0 comentários: