Anúncio provido pelo BuscaPé

A evolução da teoria literária

terça-feira, 17 de março de 2009

A teoria literária não é um assunto que interessa aos leitores em geral. Ao ler um romance, poucos são os que preocupam-se com a sua estrutura, com a divisão coerente e progressiva dos capítulos ou com a formação psicológica das personagens.Evidentemente, um leitor não precisa ter este tipo de conhecimento para aproveitar uma obra. Ninguém preocupa-se com a composição da água enquanto bebe, não é?

Estudiosos da teoria literária, portanto, é que devem preocupar-se com esses aspectos da produção textual.

No entanto, conhecimento nunca é demais e neste caso, pode ajudar a formar um senso crítico mais aguçado para os leitores que não contentam-se com qualquer obra de fundo de quintal.

O marco inicial da teoria literária surgiu ainda nos séculos V e IV a.C com as obras de Homero: Odisséia e Ilíada. Foi a partir daí que percebeu-se que a literatura poderia ser teorizada como uma ciência e, assim, melhorar — e padronizar — sua qualidade.

Mas essa teorização inicial não era do tipo que articula conceitos, apresenta análises ou discute métodos, após Homero surgiram diversas outras teorias que serviram a estes fins. Na Odisséia e na Ilíada discutia-se sobre:

* A função da literatura, que era reconstituir com fidelidade as ações dos heróis;
* A origem da literatura, que acreditava-se ser divina;
* A natureza da literatura, que tinha poder de encantamento, todos paravam para ouvir as histórias.

Com Platão e Aristóteles, com sua obra póstuma: Poética, houve então a consolidação da necessidade de teorizar sobre a literatura.

Logo surgiram grupos que apoiavam formas diferentes de análise da teoria literária. Dois deles teorizavam exatamente sobre as formas desta análise:

* Grupo normativo: Defendiam a chamada estética clássica, onde todas as obras devem seguir rigidamente as normas impostas, deve-se teorizar sobre a forma antes de criar o texto.
* Grupo descritivo: Era já um prenúncio da estética romântica, onde o autor é livre para produzir espontâneamente, pelo seu talento e inspirações. Somente após a obra pronta é feita uma análise para enquadrá-la a um gênero literário.

Outros dois grupos teorizavam a respeito da leitura e aproveitamento das obras:

* O primeiro grupo, apoiava a literatura de estudo sistemático, deve-se ler de forma a alcançar um conhecimento profundo e analítico.
* O segundo grupo, defendia que a literatura deveria servir como lazer, fruição. Não deviam ser feitas análises. A literatura não deveria servir como objeto de estudo.

A partir dessas formas de pensar diferentes, pode-se destacar 5 momentos históricos sobre a teoria literária:

1. Séc IV e V a.C: Platão e Aristóteles. Havia indicações normativas, no entanto, havia uma tendêcia descritiva, pois a investigação era feita de forma aberta, sem grandes preocupações com tais normas.
2. No segundo momento há uma imposição do tom normativo, a estética clássica persiste por vários séculos.
3. Idade Média: O normatismo persiste e surge a oratória como instrumento de imposição e persuasão.
4. Fins do séc. XV até séc. XVIII: É redescoberta a Poética de Aristóteles (que é normativa em partes), ela é então novamente estudada e surgem outros teóricos que reforçam seu teor normativo. Elaborada uma junção do conjunto de normas, chamada Preceptística (junção de preceitos).
5. A partir do séc. XIX: Surge o Romantismo, onde o tom descritivo tem prioridade. Não há normas: o “criar literário” vem da inspiração e genialidade do autor. O que importa é a impressão que a obra causa no leitor (característica essa, fundamental do Impressionismo).

É uma longa viagem histórica e depararmo-nos com formas de pensar tão opostas é muito interessante.

Com o Romantismo e o tom descritivo da literatura o autor tem muito mais liberdade para criar e aproveitar ao máximo sua imaginação, no entanto, a partir disso surgem obras de uma qualidade péssima e qualquer “pessoa comum” é capaz de entitular-se escritor, cabe a nós leitores julgarmos quem são os verdadeiros artistas.

0 comentários: