Anúncio provido pelo BuscaPé

Literatura Inglesa

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quando falamos de literatura inglesa nos referimos a literatura escrita em inglês, e texto moderno, médio ou antigo, ou a literatura em inglês ainda quetenha sido escrita por autores não ingleses.
Pre-moderna: medieval
A literatura medieval é um tema muito amplo, que abarca todas as obras escritas na Europa durante a Edade Media, aproximadamente desde a caída do Império Romano do ocidente (500 d.C.) até o començo do Renascimento Florentino a finais do século XV. A literatura de este período está dominada pelos temas religiosos, incluindo a poesía religiosa e a haliografía (a vida dos santos), mas também se produziram trabalhos científico e seglares importantes. as obras iam desde as mais sagradas a as mais profanas, pasando por outros muitos temas.
Era moderna recente ou renascimento
"English Renaissance" o renascimento inglês são os términos que se utilizam para descrever o movimento artístico e cultural da Inglaterra desde principios do século XVI até mediados do século XVII. Se associa com o renascimento paneuropeo que segundo vários historiadores nasceu no século XIV na Italia. Esta época da historia cultural inglesa se conhece também como "os anos de Shakespeare" ou "a era isabelina", que fazem referência ao autor e a monarca mais importantes da época, respectivamente. Porém, não é muito exato relembrar esta época deste modo porque, Shakespeare não foi um escritor conhecido em seu tempo e o Renascimiento inglês começa antes e termina depois do reinado de Elizabeth
Literatura isabelina
A era isabelina teve uma producção literaria próspera, em especial no campo do teatro. William Shakespeare foi um autor sobresaliente de poesia e obras teatrais. Outras figuras importantes do teatro foram Christopher Marlowe, Thomas Dekker, John Fletcher e Francis Beaumont. Se desenvolveu também o gênero de comedia urbana.
Literatura Jacobea
Depois da morte de Shakespeare, foi o poeta e dramaturgo Ben Jonson quem liderou a literatura jacobea. Vários autores seguiram seu estilo como Beaumont e Fletcher, a todos eles se lhes denominou "filhos de Ben". Outro estilo popular da época foi o teatro de venganza que se fez popular por John Webster e Tomas Kyd.
Literatura da Restauração
A reabertura dos teatros proporcionou a oportunidade de representar obras satíricas sobre a nova nobreza e a crescente burguesía. A mobilidade da sociedade que seguía as agitações sociais da geração anterior proporciou o material para a comedia costumbrista. Aphra Behn foi a primeira novelista e dramaturgo profissional mulher. A alegoría de John Bunyan, o peregrino, é uma das obras mais lidas deste período.
Literatura da era de Augusto
A época de principios do século XVIII se conhece como a era de Augusto ou literatura neoclásica. A poesia destes anos era muito formal como demonstram os trabalhos de Alexander Pope. A novela inglesa não foi muito popular até o século XVIII, ainsa que muitos trabalhos foram muito importantes, como Robinson Crusoe (1719) de Daniel Defoe. A mediados do século XVIII a novela se asentou por autores como Henry Fielding, aurence Stern e Samuel Richardson, que aperfeisoaram a novela epistolar; Richardson foi moralista enquanto que Fielding e Stern se aproximaram mais ao gênero cômico.
Romanticismo
A reação fazia a industrialização e o urbanismo empurrou aos poetas a explorar a natureza, como o grupo de "Os poetas do ago" no que incluimos a William Wordsworth. Estes poetas romanticos levaram a literatura inglesa um novo grau de sentimentalismo e instrospecção. Entre os autores mais importantes da segunda geração de poetas romanticos encontramos a Lord Byron, Percy Bysse Shelley e John Keats
Literatura victoriana
A forma da literatura que mais importancia cobrou nesta época foi a novela. A maioria dos autores estavam mais preocupados em conhecer os gostos da classe média que lia, que em satisfazer aos aristocratas. Entre as obras mais conhecidas desta época resaltamos: os trabalhos de forte conteúdo emocional das irmãs Brontë; a sátira Vanity Fair de William Makepeace Thackery; a novela realista de George oiot; e os perspicazes retratos da vida dos terratenentes e da clase profissional de Anthony Trollope. Charles Dickens saiu em cena em 1830 baixo tendência da publicação por entregas.
Literatura moderna
Entre as duas Guerras Mundiais encontramos importantes novelistas como D.H. awrence e Virginia Woolf, membro do grupo Bloomsbury.O Sitwells também cobrou força entre os movimentos literarios e artísticos, mas foi menos influente. Os escritores de literatura popular mais importantes foram P.G. Wodehouse e Agatha Christie.
Literatura pós-moderna
Dois exemplos da literatura pós-moderna inglesa são : John Fowles e Julian Barnes. Alguns escritores importantes de principios do século XXI são : Martin Amis, Ian McEwan, Will Self, Andrew Motion e Salman Rushdie.

0 comentários: