Anúncio provido pelo BuscaPé

EMC & OSPB

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Eu sou do tempo em que moral e civismo se aprendia no berço e, sobretudo, na escola.
É verdade, sou do tempo em que Educação Moral e Cívica nos ensinava a ser cidadãos, a ter consciência de nossas responsabilidades, ética para com nossos amigos e, sobretudo, respeito à nossa pátria. Sou também do tempo em que Organização Social e Política Brasileira nos ensinava a verdade teórica da democracia, a importância de um pleito eleitoral, e consequentemente de se participar dele, o trabalho de nossos políticos, que hoje pouco conhecemos e menos damos importância, e de que todo ser humano é um indivíduo político, queira ou não.
Lembro bem da época em que enfileirados no pátio da escola cantávamos o Hino Nacional, depois de macharmos, em reverância à Bandeira do Brasil, nosso símbolo augusto da paz e pendão da esperança.
Não sei bem se aquilo mudou alguma coisa em minha vida, decerto sim. Não sou tão patriota porque fazia aquilo, pelo menos não me vejo assim. Mas não tem só a ver com patriotismo, não. Tem sim a ver com nostalgia. Encontro-me, nesse instante, nostálgico. Porque junto com essas lembranças, vem outros tantas de outros bons momentos em que só na escola é que temos a oportunidade de vivê-los.
A escola é realmente nosso mundo.
E a linguagem, nossa alma.
Um forte abraço.
Marconi

0 comentários: